Coronavírus - COVID-19

O que é o Coronavírus?

A COVID-19 é uma doença respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2, pertencente à família dos coronavírus. Nessa família estão presentes vírus que podem causar doenças em animais, inclusive no homem, como diversos tipos de resfriado. A COVID-19 é uma infecção que se inicia com um quadro semelhante ao da gripe e resfriados, no entanto, pode agravar-se, podendo levar a óbito. Os primeiros casos de COVID-19 surgiram na cidade de Wuhan, na China,

em dezembro de 2019, apresentando quadros de pneumonia de causa desconhecida. O grande aumento de número de pessoas doentes fez com que o governo daquela cidade determinasse um período de quarentena, a partir do dia 23 de janeiro de 2020. Como a doença apresenta uma grande transmissibilidade, logo começaram a surgir casos em outros países. No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou estado de pandemia.

As pessoas idosas e as que têm outras condições de saúde como pressão alta, problemas cardíacos e do pulmão, diabetes ou câncer, têm maior risco de ficarem gravemente doentes. No entanto, qualquer pessoa pode pegar a COVID-19 e ficar gravemente doente.

Coronavírus - COVID-19

O que é o Coronavírus?

A COVID-19 é uma doença respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2, pertencente à família dos coronavírus. Nessa família estão presentes vírus que podem causar doenças em animais, inclusive no homem, como diversos tipos de resfriado. A COVID-19 é uma infecção que se inicia com um quadro semelhante ao da gripe e resfriados, no entanto, pode agravar-se, podendo levar a óbito. Os primeiros casos de COVID-19 surgiram na cidade de Wuhan, na China, em em dezembro de 2019, apresentando quadros de pneumonia de causa desconhecida. O grande aumento de número de pessoas doentes fez com que o governo daquela cidade determinasse um período de quarentena, a partir do dia 23 de janeiro de 2020. Como a doença apresenta uma grande transmissibilidade, logo começaram a surgir casos em outros países. No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou estado de pandemia.

As pessoas idosas e as que têm outras condições de saúde como pressão alta, problemas cardíacos e do pulmão, diabetes ou câncer, têm maior risco de ficarem gravemente doentes. No entanto, qualquer pessoa pode pegar a COVID-19 e ficar gravemente doente.

Qual o melhor teste de COVID-19 para você

Para saber se você tem
COVID-19
RT_PCR SWAB Nasofaringe
Antígeno SWAB Nasofaringe
Como saber se já teve Covid-19 ou contato com o vírus
Sorologia lgG/lgM
Anticorpos neutralizantes

Qual o melhor teste de COVID-19 para você

RT-PCR SWAB Nasofaringe
Do 1º ao 10º dia de sintomas. Também para indivíduos que tiveram exposição recente a pessoas infectadas e querem descobrir se estão com o vírus. Rastreia assintomático, inclusive para pré-operatório de cirurgia eletiva e viagens internacionais.
Antígeno SWAB Nasofaringe
Do 1º ao 10º dia de sintomas. Também para indivíduos que tiveram exposição recente com pessoas infectadas e querem descobrir se estão com vírus, dentro do período indicado. Rastreia assintomáticos, permitindo decisão rápida de isolamento e controle de contágio.
 
Sorologia lgG/lgM Anticorpos neutralizantes
A partir do 14º dia de início dos sintomas ou se suspeita que já teve contato com o vírus há mais de 14 dias.

Quais as diferenças entre os testes e suas vantagens?

RT_PCR SWAB Nasofaringe
É a metodologia “padrão-ouro” capaz de detectar a presença do vírus nos pacientes. O exame é feito em material coletado do nariz (Nasofaringe), e por meio de técnicas de biologia molecular, detecta o material genético (RNA) do vírus na amostra do paciente. O exame é recomendado para o diagnóstico de COVID-19 para pessoas com sintomas e pode detectar a presença do vírus em média até o 10º dia de sintomas.
Antígeno SWAB Nasofaringe
Tem como objetivo identificar a infecção atual de COVID-19 em indivíduos e é realizado quando uma pessoa apresenta sinais ou sintomas. Pode ser utilizado em pacientes assintomáticos que tiveram contato com caso positivo - nesse caso, recomendamos a repetição do teste em 72 horas, caso o resultado seja negativo. É um exame mais rápido na divulgação dos resultados, no máximo em 1 hora após a aplicação do teste permitindo uma decisão rápida de isolamento e controle de contágio.
Sorologia IgG/IgM
São testes imunológicos capazes de detectar os níveis de anticorpos IgM e IgG em amostra de sangue do paciente. É aconselhado para pacientes com sintomas a partir do sétimo dia, tempo que leva para os anticorpos começarem a ser produzidos. Ressaltamos que um resultado negativo NÃO exclui a presença da doença.
Anticorpos neutralizantes
O Teste de NEUTRALIZAÇÃO SARS-COV2/COVID19, é indicado para detecção específica de anticorpos de inibição viral gerados pelo organismo após infecção ou vacinação, ou seja, os anticorpos que potencialmente impediriam a ligação do vírus às células e consequentemente sua replicação dentro do corpo.

Quais os sintomas do coronavírus

Os sintomas aparecem em dois (2) até quatorze (14) dias após a infecção. Os sintomas podem aparecer leves ou rigorosos:

Como o vírus é transmitido?

A principal forma de transmissão do vírus é no contato interpessoal, por meio do contato com pequenas gotículas que contêm o vírus e são lançados por pessoas infectadas. Elas entram em contato com as vias aéreas, e o vírus pode começar a se multiplicar pelo corpo.

Como prevenir

É importante manter o distanciamento social; as mãos higienizadas com água e sabão e/ou álcool em gel 70%; limpar superfícies e objetos com regularidade; espirrar ou tossir cobrindo a boca no antebraço; evitar beijos e abraços e não dividir objetos de uso pessoal como talheres, copos, entre outros.

Distanciamento Social

A finalidade do distanciamento social é diminuir a exposição de pessoas em relação ao vírus, aos riscos de contágio e a disseminação da doença. Os números de casos tendem a diminuir quando não há interação social. Essa recomendação vale para todos.

A importância do uso de máscara

Sendo assim, o uso de máscaras é importante como medida de proteção para todos.

As máscaras funcionam como uma barreira física para a liberação dessas gotículas no ar quando há tosse, espirros e até mesmo durante conversas. Seu uso é importante principalmente em locais em que não é possível manter uma distância mínima de segurança.

  • O uso da máscara é individual, não podendo ser dividida com ninguém.
  • A máscara pode ser usada até ficar úmida, depois desse tempo é preciso trocar.
  • A máscara serve de barreira para o vírus, sendo assim, é preciso que a mesma tenha três camadas.
  • As máscaras de tecido devem ser lavadas com água sanitária e/ou sabão, deixando de molho por pelo menos trinta minutos, para a higienização total.
  • O manuseio deve ser feito apenas pelos elásticos ou atilhos.
  • Coloque-a de maneira que cubra o nariz, boca e queixo, sem deixar espaços vazios nas laterais.
Resultado exames
×